Baiana de Ubaitaba é eleita 2ª vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem

A chapa União para Reconstrução foi a grande vencedora da eleição que acaba de acontecer para escolha da nova presidência da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), tendo entre as suas integrantes a baiana ubaitabense Luciana Costa. Atual presidente da Associação Cacaueira de Canoagem (ACC), Luciana foi eleita para o cargo de 2ª vice-presidente da entidade, que tem agora na presidência o gaúcho Jonatan Pimentel e na 1ª vice-presidência  Rafael Girotto, do Mato Grosso do Sul.

Pós-graduada em Educação Física e ex-atleta da equipe nacional de canoagem, Luciana Costa é a coordenadora do Projeto Remando no Litoral Sul, uma ação que oferece aulas de iniciação esportiva na modalidade de canoagem com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. O projeto atende a 360 de 08 a 18 anos em núcleos nos municípios de Itacaré, Maraú, Ubaiataba e Ubatã.

“Este é um fato histórico para a Bahia, sendo esta a primeira vez que temos um nome baiano na equipe de comando da entidade nacional de canoagem. Revela o reconhecimento da importância do nosso estado no cenário nacional, pois foi justamente a Bahia que revelou para o mundo talentos da modalidade como os medalhistas olímpicos Isaquías de Queiroz e Erlon Silva, nascidos e que tiveram sua formação como atletas alicerçada nos municípios de Ubaitaba e Ubatã, respectivamente”, observa Luciana. 

Com a sua presença na CBCa, Luciana pretende trabalhar ainda mais pelo fortalecimento da modalidade esportiva em todo o país e particularmente na Bahia. “Temos, em funcionamento, os centros de canoagem em Itacaré e Ubaitaba, equipamentos construídos e equipados pelo governo do estado, por meio da Sudesb, que são referência para todo o Brasil. Em breve, teremos em funcionamento o centro também de Ubatã”, destacou a dirigente da CBCa.

Na opinião de Luciana, essas são estruturas importantes e que a nova direção da CBCa irá defender a multiplicação pelo país, pois são fundamentais para fomentar o desenvolvimento das categorias de base da modalidade, ampliando o acesso de crianças e adolescentes a equipamentos de qualidade e profissionais capacitados.

Siga o Bahia em Dia nas redes sociais 

Instagram: https://www.instagram.com/bahia_em_dia/