Bolsonaro atribui aumento de combustíveis a imposto dos estados

Na última terça-feira (17), o presidente Jair Bolsonaro disse que a gasolina “está barata” e que o PIS/Cofins é o mesmo desde que assumiu a presidência da República. Ele tornou a responsabilizar os governadores pelo preço do combustível e afirmou que o ”ICMS está quase o dobro do que estava em janeiro”. Deu a declaração a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada enquanto falava sobre a aquisição de 5 refinarias pelos governos anteriores.

“É dinheiro que foi embora. Agora tem que pagar essa conta. Quem está pagando? Vocês. Apesar de a gasolina estar barata, está barata a gasolina. Não, está barata. Custa R$ 1,95 na refinaria”, disse.

Um apoiador interrompeu: “Para a gente, [o litro da gasolina] é R$ 6”. Bolsonaro continuou: “Você pode ver: o imposto federal na gasolina existe, chama-se PIS/Cofins, é o mesmo, fixo, desde que assumi. Em 2 anos e meio não aumentei nada. Agora o ICMS, dos governadores, está quase o dobro do que estava em janeiro, é dos governadores”. O presidente ainda disse que é “passível de críticas”, mas pediu para os apoiadores criticarem “com razão”.

Siga o Bahia em Dia nas redes sociais 

Instagram: https://www.instagram.com/bahia_em_dia/