Brasil terá onda de calor extremo nos próximos dias com risco à vida

A MetSul Meteorologia emitiu um boletim de alerta neste domingo (17) no qual informa a provável ocorrência de uma onda de calor extremo durante esta semana. A última semana de inverno deve ter temperaturas que seriam recordes até mesmo para os picos mais quentes de verão. Os termômetros podem chegar próximo aos 45°C a partir de quarta-feira (20) e o calorão deve ocorrer em todo o Brasil.

De acordo com o relatório, uma massa de ar extremamente quente já vem se aproximando do país e deverá cobrir quase a totalidade do território nacional nos próximos dias. O Centro-Oeste e o Sudeste são as regiões que inicialmente sentirão primeiro a onda de calor, que se intensificará muito a partir do meio da semana e se espalhará por outras regiões.

Nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão as temperaturas devem superar 40°C e o alerta é para que as autoridades públicas orientem a população, já que situações desse tipo acarretam sérios riscos à vida.

Os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sobretudo nas áreas fronteiriças com Paraguai e Bolívia, devem ser os pontos mais críticos, com índices entre 43°C e 45°C nessas zonas. Para a cidade de São Paulo, a maior do Brasil, as temperaturas esperadas rondam a casa dos 40°C, ou mais, o que certamente significaria um recorde para o mês de setembro.

Siga o Bahia em Dia nas redes sociais 

Instagram: https://www.instagram.com/bahia_em_dia/

Facebook: https://www.facebook.com/bahiaemdia/

Bahia em Dia