Chuvas chegam no fim de semana e devem se intensificar por toda a Bahia nos próximos dias

Todos os modelos matemáticos e institutos de previsão do tempo estão indicando o início de um novo período chuvoso em todas as regiões da Bahia nos próximos dias. A partir desta sexta-feira (16), as condições atmosféricas começam a ficar favoráveis para novas precipitações.

Na faixa norte do estado, algumas nuvens carregadas da Zona de Convergência Intertropical (Zcit) já estão atuando e podem levar chuvas volumosas na faixa de divisa com os estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. A partir de sábado (17), nuvens carregadas devem começar a se espalhar por outras regiões, influenciadas por um ciclone subtropical em atuação no litoral da região Sudeste.

Os prognósticos mais recentes indicam que os maiores volumes, com acumulado entre 100 e 150 milímetros (mm) em dez dias, podem ocorrer no Vale São-Franciscano e em boa parte da Chapada Diamantina. Também deve chover bastante na faixa de divisa com Minas Gerais, com acumulados neste mesmo patamar.

Em Salvador e no Litoral Norte, os volumes devem ser menores, entre 50 e 100 mm. Já no Litoral Sul, são esperados entre 80 e 120 mm neste mesmo período.

Como as chuvas devem se estender ao longo de toda a semana, a nebulosidade na maior parte do dia deve deixar as temperaturas mais amenas, abaixo da média climatológica na maior parte das regiões.

Siga o Bahia em Dia nas redes sociais 

Instagram: https://www.instagram.com/bahia_em_dia/

Facebook: https://www.facebook.com/bahiaemdia/

Bahia em Dia