Com duas vagas na elite e premiação, Série B do Baianão inicia edição histórica neste domingo (22)

Faltam dois dias para a bola rolar na Série B do Baianão 2022. No próximo domingo (22) será dada a largada na competição. Esta edição promete entrar para a história. Serão duas vagas em disputa para a Série A de 2023.

O avanço fez com que o número de clubes participantes dobrasse. Serão 12 equipes em campo em busca do sonho do acesso. Haverá, também, o rebaixamento. Para que haja paridade de participantes entre as Séries A e B, os dois últimos colocados serão rebaixados e disputarão, em 2023, a inédita Série C do Baianão.

Além da classificação para a elite e o rebaixamento, estará em jogo, também uma inédita premiação. O campeão levará um carro zero km, que será um Fiat Touro ou Fiat Cronus, ofertado pela CBF, por meio do seu presidente, Ednaldo Rodrigues.

Além disso, em apoio aos clubes, a Federação Bahiana de Futebol concedeu gratuidade na inscrição de até 30 atletas por equipe e abriu mão dos 5% de taxas às quais tem direito.

Em campo, estarão Botafogo, Canaã, Feirense, Flamengo de Guanambi, Fluminense de Feira, Galícia, Grapiúna, Itabuna, Jacobina, Jacobinense, Jequié e Juazeiro. Eles irão compor o Grupo 1 na primeira fase e se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os quatro primeiros colocados avançarão à semifinal e os dois últimos serão rebaixados. 

Na segunda fase, os quatro clubes classificados serão divididos em dois grupos, 2 e 3, e se enfrentarão em jogos de ida e volta, dentro de cada clube. Os vencedores disputarão garantirão o acesso e disputarão o título em uma final também com jogos de ida e volta.

A largada será dada às 14h45min deste domingo (22), com três jogos. No Adauto Moraes, o Juazeiro recebe o Feirense. No José Rocha, o Jacobina enfrenta o Galícia. Já no 2 de Julho, se enfrentam Flamengo e Grapiúna. Ainda no domingo, acontecem outras duas partidas. Fluminense x Jequié, no Alberto Oliveira, às 15h, e Itabuna x Botafogo, no Lomanto Júnior, às 16h. A rodada será concluída na segunda-feira (23), com o duelo entre Canaã e Jacobinense, às 18h, no Antônio Carneiro.

Transmissão – A TVE, parceira do futebol baiano, será a emissora oficial da competição mais uma vez. Será transmitido um jogo por rodada em TV aberta e nas redes sociais da emissora. A primeira transmissão será do confronto entre o Touro do Sertão e o Jipão.

Siga o Bahia em Dia nas redes sociais 

Instagram: https://www.instagram.com/bahia_em_dia/