Desmatamento cresceu 54% em apenas um ano na Bahia, aponta levantamento

O último levantamento feito pela Fundação SOS Mata Atlântica apontou que, em um ano, o desmatamento na Bahia cresceu em 54%. Imagens registradas por satélite mostram que as cidades que mais desmataram entre maio de 2020 e o mesmo mês em 2021 foram Encruzilhada, Vitória da Conquista, Itapetinga e Feira de Santana devido as expansões urbanas.

Segundo o diretor de conhecimento do órgão, Luís Fernando Pinto, o desmatamento de grandes áreas está no centro do estado, onde há produção agrícola. “Em um curto prazo o que estamos sendo é a falta da agua, são as florestas que protegem as nascentes e rio, por isso estamos vivendo crises hídricas, e nossa eletricidade vem dos rios da mata atlântica que vão para os reservatório e a produção dos alimentos que está ameaçada”, concluiu.

Uma das alternativas pensadas para proteger o meio ambiente são a criação de unidades de conservação. Em Porto Seguro, no extremo sul do estado, existem 28 unidades, sendo três delas parques nacionais. As informações são do G1.

Siga o Bahia em Dia nas redes sociais 

Instagram: https://www.instagram.com/bahia_em_dia/