Emancipação e renovação política, mão única ou via dupla? – Pelo economista Luã Calhau

É a renovação que mantém o ciclo da vida vivo. Através da renovação se encontra a esperança. Através da renovação se vislumbra um novo futuro, novos cominhos e novas oportunidades. Mas nada disso é possível se não tivermos uma emancipação de consciência. E tudo isso se transmite na política, em uma sociedade mais justa e numa cidade mais desenvolvida.

O povo não conseguirá ter governantes justos, que tragam benefício a todos se o povo não alcançar uma emancipação de conhecimento para coloca-los lá nas próximas eleições. Não há evolução votando nos mesmos, e sem cobrar quem está lá, mas como cobrar se vc é dependente? Por isso que eles incham o Estado, com cabides de empregos, aumentam o assistencialismo que é necessário para os vulneráveis, mas não pode ser via de regra, objetivo de governo, pois isso apenas demonstra a fragilidade de uma sociedade dependente, que não consegue pegar seu próprio peixe e depende do Estado para que o coloque na mesa. É preciso dar oportunidades de geração de empregos, indústria, bens de processamento. Primeiro que o Estado não produz riqueza, além disso taxa e atrapalha quem produz, não incentiva a economia, muito pelo contrário, geram crises, atrapalham, não cumprem suas responsabilidades de saúde, infraestrutura, educação e segurança.

Por isso é necessário um Estado mínimo e eficiente. Que incentive a educação, com conhecimento e ciência e não com doutrinas. Uma saúde para todos, inclusive para os pobres. Infraestrutura com ruas sem buracos, com sinalização para que não gere danos vitais, saneamento básico, para que evite doenças e desafogue o sistema de saúde, com oportunidades de emprego e boa educação para que diminua o índice de criminalidade.

Contudo, tudo isso só é possível com uma emancipação popular, com o povo participando, efetivo, cobrando. Alguns de maneira mais rápida, já outros mas devagar, mas todos caminham para a emancipação política e popular, em busca de uma sociedade mais sólida, justa, com mais transparência e de benefício a todos.

Luã Calhau Nascimento – formado em economia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/bahia_em_dia/