Gandu: Ex-prefeito Zebrão tem prisão decretada pela Justiça Federal

O ex-prefeito Antônio Carlos Farias Nunes, o “Zebrão”, teve o pedido de prisão decretado pela Justiça Federal, nessa terça-feira (30). A ordem partiu do Juiz Lincoln Pinheiro, do Tribunal Federal da Primeira Região, em Ilhéus, e condenou o ex-gestor a 2 anos e 4 meses de reclusão. A decisão usou como base crimes ao erário público, cometidos por Zebrão, entre os anos de 1997 e 2000, quando era prefeito de Gandu.

Na decisão, o Juiz apontou um relatório do Tribunal de Contas da União – TCU, como provas dos atos praticados pelo réu. Uma parte do relatório revela o repasse de mais de R$ 70 mil reais de forma indevida a uma empresa responsável por uma obra que nunca foi concluída no município. Apesar da decisão, o Juiz decidiu por aplicar uma pena em regime aberto e substituindo a mesma por prestação de serviços à comunidade e pagamento de multa no valor de R$ 10 mil reais.

Segundo um advogado consultado pelo Diário Paralelo, os bons antecedentes e comportamentos apresentados por Zebrão evitaram que o mesmo cumprisse a pena em regime fechado. Ainda segundo o advogado, há outros inquéritos contra o ex-prefeito e o risco de condenação em regime fechado ainda é real.

(Diário Paralelo)