Ibirataia: Motoristas de transporte escolar protestam no distrito de Algodão

Em forma de protesto, proprietários e motoristas de veículos do distrito de Algodão que prestam serviço à Secretaria de Educação do município de Ibirataia, por meio de uma empresa terceirizada, paralisaram as atividades, nesta quarta-feira (04). Durante o protesto, os profissionais se concentraram nas imediações do Colégio Municipal Mauro Barreira de Alencar.

De acordo com lideranças do movimento, apenas dois veículos não aderiram ao manifesto e circularam nessa quarta-feira. Em contato com o Bahia em Dia, um dos representantes do movimento, que não quis se identificar, afirmou que a paralisação só será finalizada após ser realizada uma reunião com o proprietário da empresa que, segundo ele, ninguém sabe quem é.

Segundo relatos de professores do Colégio Mauro Barreira de Alencar, durante o turno da tarde, onde se concentra a maior parte dos alunos da zona rural, a maioria das salas de aulas ficaram vazias.

Confira as principais reivindicações da categoria:

ALÉM DE ATRASO, SALÁRIO AINDA É DESCONTADO 5%: Os profissionais alegam que, além de todos os meses receberem os seus salários em atraso, a empresa ainda desconta 5% do mesmo, e ainda não os informa pra onde é destinado a quantia do desconto.

REAJUSTE SALARIAL: Os profissionais também pedem que seja feito um reajuste no valor do contrato, já que o preço do combustível só aumenta. Eles explicam que, como os contratos são feitos com validade de um ano, o aumento no preço do combustível não é repassado imediatamente. “Se o preço do combustível vai subindo, somos nós que ficamos com o prejuízo. Só posso mudar o valor do contrato no ano que vem. Não tem como sustentar a família dessa forma, estamos pagando para trabalhar”, diz um motorista.

Procurado por nossa redação, o secretário de Governo e esposo da prefeita, Valdo Silva, informou que já entrou em contato com os profissionais e foi marcada uma reunião entre a categoria, a empresa, e a prefeitura. A reunião ocorrerá na manhã da próxima sexta-feira (06), no centro administrativo de Algodão.

(Bahia em Dia)