Ibirataia: Secretaria de Desenvolvimento Social busca famílias interessadas em participar do Programa “Família Acolhedora”

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ibirataia está cadastrando famílias interessadas em acolher em suas residências, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida de proteção, em função de abandono ou pelo fato de a família se encontrar temporariamente impossibilitada de cumprir suas funções de cuidado e proteção.

O acolhimento é temporário e conta com o acompanhamento de uma equipe técnica até o retorno da criança ou do adolescente ao convívio com a família de origem, extensa ou com pessoas significativas e, na impossibilidade, é feito o encaminhamento para adoção.

Os interessados, deverão procurar a secretaria, de segunda a sexta-feira, das 08:00h às 14:00h.

Como funciona

Para participar do “Família Acolhedora”, é fundamental ter disponibilidade afetiva e emocional, uma vez que as crianças nesta faixa de idade precisam de carinho e atenção. Os interessados não podem estar inscritos no Cadastro Nacional de Adoção, nem ter interesse em adoção, pois a proposta é reintegrar a criança à sua família de origem ao término do programa.

Entre os requisitos necessários estão ser maior de 21 anos, morar no município e ter disponibilidade. O interessado será avaliado e receberá capacitação sobre o serviço. Caso seja selecionada, a pessoa receberá acompanhamento da equipe técnica do Serviço de Acolhimento da Prefeitura.

O processo de triagem, avaliação e capacitação das famílias é realizado pela equipe da SEDESC, conforme estabelecido pela legislação. Cada família pode acolher apenas uma criança, a não ser quando se tratar de grupo de irmãos. Há um termo de adesão das famílias ao serviço, bem como guarda provisória expedida pela Vara da Infância e Adolescência. A tempestade passa. A vida continua! Cadastre-se! As in form ações são da Coordecom/Prefeitura de Ibirataia.

Siga o Bahia em Dia nas redes sociais 

Instagram: https://www.instagram.com/bahia_em_dia/