Ibirataia: Secretaria de Saúde apresenta Plano de Contingência contra Covid-19

Um plano de contingência tem o objetivo de prever crises, riscos, desastres e os mais diversos cenários que possam ter impacto significativo na realidade de um município. A partir dessas previsões, faz-se um planejamento com as ações a serem executadas em determinados momentos por cada um dos setores envolvidos.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Ibirataia, promoveu, nesta quinta-feira (14/05), no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, uma reunião para apresentação ao Conselho Municipal de Saúde, do Plano de Contingência para enfrentamento à pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19) e reforço das medidas de prevenção que devem ser adotadas pela pasta.

Em nota, o Secretário Alex Pinheiro Calheira, que participou da explanação, ressaltou a importância da informação: “É um tema que nos preocupa muito. Já estamos nos preparando para enfrentar, e, principalmente reforçando na adoção de cuidados nas ações e atividades de dentro e fora da nossa rotina”, afirmou Alex.

Até o momento, Ibirataia registrou 88 casos suspeitos de Coronavírus, 10 casos de pacientes confirmados e 50 aguardando quarentena. “Todos os pacientes estão bem orientados a permanecerem em isolamento domiciliar”, informou o Coordenador de Vigilância Epidemiológica, Igor Jesus, lembrando que, os últimos dois, apresentaram sintomas leves e também estão sendo acompanhados. Desde os primeiros alertas da Organização Mundial de Saúde, o Município de Ibirataia tem se preparado para o possível avanço da doença. Profissionais das Unidades de Saúde receberam informes técnicos, capacitação através de palestras para reforçar sobre cuidados e atendimentos.

Desde o início da pandemia, a secretaria tem realizado entrevistas e coletivas com profissionais que prestaram orientações detalhadas sobre sintomas, cuidados e recomendações, com inclusive, esclarecimento de dúvidas dos participantes nos programas de rádio da cidade. As informações são da ASCOM/Prefeitura de Ibirataia.

Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/bahia_em_dia/