Iguaí: Motoristas autônomos realizam ato em repúdio a Lei 13.855

Motoristas autônomos do transporte alternativo do município de Iguaí realizou, na noite desta quinta-feira (15), uma carreata em repúdio a aprovação da Lei nº 13.855, sancionada pelo atual Presidente da República, Jair Bolsonaro, em de 08 de Julho de 2019.

Logo no início da noite foi iniciada a concentração das pessoas e veículos no portal de entrada da cidade, que fica na BA-262, saída para Ibicuí. Em seguida os veículos percorreram as principais ruas do município.

Durante todo o percurso os manifestantes faziam uso do carro de som e transmitiam à população o motivo do ato. Segundo Cleidson Santos, conhecido como “Tadeu”, com a aplicação da nova Lei tanto os trabalhadores do transporte alternativo quanto a população será prejudicada. Primeiro pelo alto número de pessoas que perderão o emprego e, segundo pela diminuição da oferta de veículos para o transporte de pessoas, o que aumentará os preços das passagens de devido a falta de concorrência do sistema tradicional com o transporte alternativo.

O ato foi encerrado na Praça Manoel Novaes (Praça da Igreja Católica). No local os motoristas fizeram um grande círculo de mãos dadas e rezaram a oração do Pai Nosso.

Lei nº 9.503 – A nova Lei altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que “Institui o Código de Trânsito Brasileiro”, para dispor sobre transporte escolar e transporte remunerado não licenciado.