Ipiaú: Internado no HGI, idoso de 85 anos aguarda desde novembro por regulação médica

Nas entranhas do sistema de saúde pública da Bahia, mais um caso de demora na regulação médica chama a atenção e expõe as dificuldades enfrentadas por pacientes. Nestor Cassiano dos Santos, um idoso de 85 anos, residente no distrito do Japomirim, município de Itagibá, no sul da Bahia, encontra-se internado no Hospital Geral de Ipiaú desde o último dia 20 de novembro de 2023.

A situação de Nestor se agrava pela necessidade de regulação para uma unidade hospitalar onde ele possa passar por um procedimento cirúrgico vascular, conforme apontado em relatório médico. A espera pela transferência tem gerado preocupação e angústia para a família.

Em busca de auxílio e consciente da urgência do caso, Fabiane dos Santos Reis, neta do paciente, relatou, ao Giro Ipiaú, a demora na regulação médica tem impactado diretamente na qualidade do atendimento que seu avô necessita com urgência.

“Estamos apelando por urgência na regulação médica, pois a cada dia que passa, a saúde do meu avô fica mais comprometida,” disse Fabiane. A família de Nestor segue com esperança de que ainda essa semana, ele consiga a regulação médica.

A política de regulação de acesso aos leitos de urgência e emergência no estado da Bahia é alvo de inúmeras reclamações e já foi tema de debate promovido pelo Ministério Público estadual, mas até o momento segue com poucas melhorias. As informações são do Giro Ipiaú, parceiro do Bahia em Dia.

Siga o Bahia em Dia nas redes sociais 

Instagram: https://www.instagram.com/bahia_em_dia/

Facebook: https://www.facebook.com/bahiaemdia/

Bahia em Dia