Ipiaú: MP-BA e PM alertam para risco de colapso na saúde com aumento de pessoas nas ruas e a falta de leitos

Em nota conjunta divulgada nesta terça-feira (02), o Ministério Público da Bahia e a 55ª Companhia Independente da Policia Militar alertam a população de Ipiaú sobre o risco de colapso do sistema de saúde do município, devido o aumento de casos do novo coronavírus (Covid-19).

Segundo o documento, Ipiaú, que também atende outros municípios da região, conta com apenas nove leitos, dos quais apenas dois possuem respiradores, não havendo leitos de UTI.

A nota ainda reforça a necessidade da população manter o distanciamento social e intensificar as medidas de prevenção, evitando circular nas ruas, salvo caso de extrema necessidade. Confira abaixo a íntegra da nota, que é assinada pelas promotoras de Justiça, Letícia Monte Alto e Rafaella Carvalho, e pelo Major Jocevã Oliveira, Comandante da 55ª CIPM/Ipiaú.

Diante do alarmante número de casos de Covid-19 e óbitos decorrentes da doença no município de Ipiaú e região, bem como do aumento da circulação de pessoas nas ruas, o Ministério Público Estadual e a Polícia Militar, cumprindo o dever de informação, vem a público alertar a população que o sistema de saúde local não está preparado para atender a novas demandas.

Mesmo com o esforço do Poder Público, o município conta com apenas nove leitos, dos quais apenas dois possuem respiradores, não havendo leitos de UTI em Ipiaú/BA.

Diante desses fatos, o Ministério Público e a Polícia Militar conclamam que a população de Ipiaú mantenha o distanciamento social e intensifique as medidas de prevenção, evitando circular nas ruas, salvo caso de extrema necessidade.

Alerta-se, ainda, que a continuidade das medidas de flexibilização e o retorno à normalidade dependem das atitudes individuais tomadas nesse momento. Seja solidário, proteja o próximo e quem você
ama. Se possível, fique em casa!

Ipiaú/BA, 02 de junho de 2020

Vale lembrar que até às 18h de terça-feira (02), Ipiaú havia registrado 246 casos confirmados da doença, destes 74 estão em isolamento social, 05 estão internados, 07 vieram a óbitos e 160 estão recuperados. O município também havia notificado 941 casos suspeito, destes 303 aguardam resultado de exames e 392 foram descartados.

(Bahia em Dia)

Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/bahia_em_dia/