Ipiaú: Professores da rede municipal anunciam paralisação e, em nota, Secretaria de Educação diz que aulas terão início hoje

Em assembleia realizada nesta quarta-feira (05) no auditório do Colégio Professora Celestina Bittencourt, ficou definido uma paralisação dos professores nesta quinta-feira (06) e sexta-feira (07). Durante os dois dias, estarão acontecendo movimentos de protesto, que buscam o diálogo, à reconsideração da decisão e soluções, informa nota divulgada pela APLB através das redes sociais. A diretoria do Sindicato Vale do Rio de Contas estima que cerca de 70% dos professores devem aderir a paralisação.

Os docentes reivindicam pagamento do novo piso nacional do magistério no mês de janeiro, que sofreu reajuste de 12,84%; Retomada da reserva técnica para o 1º , 2º e 3º ano do ensino fundamental; Correção da jornada de trabalho de alguns professores, que foi modificada sem respeito aos critérios estabelecidos no Plano de Carreira do Magistério e correção da remoção ex ofício de servidores, sem observar os critérios estabelecidos em lei municipal. Os protestos do grupo de professores teve início na última segunda-feira (03) durante a abertura da Jornada Pedagógica, quando alguns dos docentes se retiraram do evento.

Nota da Secretaria de Educação

Apesar da paralisação anunciada pela APLB, a Secretaria de Educação, por meio de nota divulgada à imprensa mantém a data de início do ano letivo para esta quinta-feira (06). Confira a seguir a nota divulga pela assessoria de comunicação:

De acordo com o calendário escolar elaborado pela Secretaria de Educação e Cultura o ano letivo da Rede Municipal de Ensino de Ipiaú tem inicio nesta quinta-feira, 6 de fevereiro. Cerca de sete mil alunos da educação infantil e ensino fundamental estão matriculados nas 28 escolas que integram a rede. Os 200 dias letivos se estendem até a data de 16 de dezembro. As aulas estarão voltadas à propostas inovadoras e projetos pedagógicos.

Com o propósito de melhor atender os estudantes e garantir melhores condições de trabalho aos professores, as unidades escolares receberam benfeitorias em suas estruturas físicas. O Secretário da Educação, Alan Vitorino, espera que os alunos se dediquem aos estudos e participem das atividades escolares para que se desenvolvam como cidadãos e consigam todos os seus objetivos.( José Américo Castro/Dircom Prefeitura de Ipiaú)“.

O secretário de Educação, Alan Márcio Vitorino, informou que recebeu na manhã dessa quinta-feira a informação da paralisação da APLB e que não houve tempo hábil para informar a comunidade escolar.  Em contato com a diretoria do Sindicato Vale do Rio de Contas-APLB, nossa reportagem foi informada que apenas quatro escolas, entre elas três creches, não tiveram o início das aulas afetado. As informações são do Giro Ipiaú.