Itália empata com a Suécia e fica fora da Copa pela 1ª vez em 60 anos

Pela primeira vez desde 1958, a Itália não disputará uma Copa do Mundo. Na repescagem europeia, os tetracampeões acabaram eliminados pela Suécia.

Depois de uma derrota por 1 a 0 no jogo de ida em Solna na última sexta-feira (10), a Itália ficou no 0 a 0 na partida desta segunda-feira (13), no San Siro, em Milão. O volante brasileiro naturalizado italiano Jorginho atuou durante toda a partida. Além da Copa da Suécia em 1958, quando acabou em segunda na sua chave nas eliminatórias atrás da Irlanda do Norte, a Itália também não jogou o Mundial de 1930, no Uruguai. Na época, abriu mão de sua participação.

Com a eliminação, a Itália será a única campeã mundial a não marcar presença na Copa da Rússia em 2018. Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, França, Inglaterra e Uruguai já haviam assegurado as suas classificações. As duas últimas edições do Mundial haviam contado com todos os campeões. Outra seleção tradicional europeia que não irá a Rússia é a Holanda

Já a Suécia retorna a uma Copa após oito anos de ausência. Sua última participação foi em 2006, na Alemanha, quando caiu nas oitavas de final.