Jequié: Em ocorrências distintas na BR-330, PRF apreende carregamento de madeira sem licença ambiental válida

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) segue combatendo os crimes ambientais na Bahia. Na manhã desta quarta-feira (15), agentes federais durante fiscalização da Operação Bacamb (Castanheira I) no KM 792 da BR-330, em Jequié, abordaram dois veículos que transportavam carga de madeira de forma irregular.

O flagrante ocorreu após abordagem aos veículos caminhão Ford F4000 e caminhonete D20. Na vistoria verificou-se que no compartimento de carga era transportada perfis de madeira (não beneficiada), do tipo cacau, umbaúba, pau pombo, espinheira, entre outras espécies.

Para esse tipo de carga é exigido a emissão de documentação especial, entre eles a Guia Florestal (GF) e o Documento de Origem Florestal (DOF), prevista na IN 21/2014 do Ibama. Porém, os condutores dos veículos não apresentaram a documentação legal para o transporte e incorreram na infração prevista na Lei de Crimes Ambientais, além das infrações administrativas.

Considerando o ocorrido, os motoristas assinaram os Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), por meio do qual se comprometeram a comparecerem perante o Juizado Especial Criminal, para responder pelas suas condutas. Os veículos e as cargas foram recolhidos ao pátio da PRF e estão à disposição dos órgãos ambientais (INEMA).

Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/bahia_em_dia/