Jequié: Moradores de Itaibó denunciam descaso e abandono de Posto de Saúde

Moradores do distrito de Itaibó, em Jequié, indignados, resolveram denunciar o abandono do Posto de Saúde Raimundo Cezário da Costa. De acordo com os moradores, a unidade está desativada há aproximadamente um ano e meio e, hoje, encontra-se totalmente abandonada, com isso a população local vem sofrendo para receber atendimento médico, pois tem que se deslocar para o distrito vizinho, Córrego de Pedras (Ipiaú), onde muitas das vezes não consegue atender a própria comunidade.

Nas imagens abaixo, é possível ver o abandono do posto que nem tem previsão de ser reaberto. Além disso, até uma cadeira de dentista, que não custa barato, está abandonada no local.

Ainda de acordo com os moradores, durante a campanha nas eleições de 2016, o prefeito Sergio da Gameleira visitou e fez várias promessas, conseguiu se eleger obtendo, inclusive, votação expressiva na localidade, mas ate o momento nada se concretizou.

“Infelizmente a atual gestão está fazendo vistas grossas para a situação em que se encontra a unidade. Temos sofrido muito, pois nem uma reforma é feita e nem dão conta de reativar”, relatou um morador do distrito. Já um outro morador foi além e disse, “este posto está deteriorado desde a gestão de Luís Amaral. Na gestão de Tânia Brito não funcionou. E continua desativado na gestão de Sérgio.”

A senhora Maria Cristina Costa Souza, também comentou sobre a situação do posto que leva o nome de seu pai, o saudoso Raimundo Cezário da Costa. “Lembro quando meu pai fez a doação desse terreno, sua intenção era que a comunidade de Itaibó não ficasse sem atendimento, por falta de um espaço para construção, e hoje esse descaso. Fico triste em ver o seu nome na parede desse posto abandonado!”

A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde foi procurada por nossa equipe de reportagem. Porém, até o fechamento desta edição, não se manifestou.

(Bahia em Dia)