Jequié: Quatro pessoas são indiciadas por fraudes contra instituição bancária com desvios de quase R$ 140 mil

A Polícia Civil de Jequié, no sudoeste da Bahia, realizou uma operação contra crimes no sistema financeiro praticados por operações de empréstimos ilegais, com desvios que chegam, a princípio, a R$ 137 mil. Segundo as investigações, visando a contratação de empréstimos pessoais, estelionatários realizavam diversas aberturas de contas no Banco do Bradesco, via aplicativo mobile, com base em documentos falsos. A operação foi divulgada na manhã dessa terça-feira (17) pelo coordenador da 9ª Coorpin, delegado Rodrigo Fernando.

A apuração começou após uma denúncia da própria instituição, que verificou a abertura das contas. Diversos documentos de identidades, contudo a biometria facial em todas as propostas de abertura de contas pertencia a um único indivíduo. Após um trabalho realizado de consultas em fontes abertas, bem como em diversas diligências em campo, a Polícia Civil obteve êxito em identificar a pessoa responsável pela abertura de contas.

De imediato, os policiais civis solicitaram e cumpriram um mandado de busca e apreensão contra o suspeito. O alvo, de acordo com a 9ªCOORPIN, teria confessado de livre e espontânea vontade, na presença de seu advogado constituído, todo o esquema fraudulento. Ele detalhou o modus operandi utilizado para falsificação dos documentos necessários para abertura das contas e tomada dos empréstimos.

Ainda de acordo com a instituição, no decorrer das investigações, foi possível verificar algumas pessoas que seriam responsáveis por ceder suas contas, facilitando a fraude. Entre essas pessoas com participação no esquema fraudulento estão uma prima do acusado e sua companheira.

As quatro pessoas investigadas foram indiciadas por crimes de estelionato em concurso com associação criminosa. A operação recebeu o nome de “Camaleão”, em alusão a palavra estelionato, que vem do latim “Stelio”.

(Bahia em Dia)

Siga o Bahia em Dia nas redes sociais 

Instagram: https://www.instagram.com/bahia_em_dia/