Mais uma barragem da Vale se rompe em Minas Gerais; assista ao vídeo

Mais uma barragem da Vale do Rio Doce se rompeu em Minas Gerais nesta sexta-feira (25), desta vez na cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte. A informação foi divulgada no início da tarde, porém, ainda sem informações sobre a extensão do impacto e ocorrências com vítimas. Segundo informações preliminares, equipes do com técnicos, Defesa Civil e bombeiros estão no local para avaliar a situação e, por enquanto, não se descarta a possibilidade de vítimas.

A Vale do Rio Doce, empresa responsável pela barragem, divulgou nota há pouco. “As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens”, informou a empresa.

Segundo a empresa, a prioridade é “preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”. O comunicado não explica a causa do rompimento. A prefeitura lançou um comunicado em sua conta no Instragram pedindo que os moradores fiquem longe do leito do Rio Paraopeba. Assista o vídeo abaixo.

Tragédia em Mariana (MG)

O episódio remete ao rompimento da barragem do Fundão, da mineradora Samarco, no município de Mariana, também em Minas Gerais, em novembro de 2015. O desastre de mariana deixou 19 pessoas mortas na comunidade de Bento Rodrigues, que foi devastada pelos dejetos. A Vale, junto com a BHP Billiton, é uma das controladoras da Samarco.

Houve também poluição da bacia do Rio Doce e devastação de vegetação. Desde novembro de 2016, tramita na Justiça Federal de Ponte Nova (MG) uma ação criminal sobre a tragédia, que se tornou o maior desastre ambiental já registrado no país.