Marcos Mendes lança pré-candidatura ao governo com denúncia de fraude no sistema baiano de trânsito

Nesta quinta-feira (07), durante a marcha do Grito dos Excluídos da Independência do Brasil, em Salvador, Marcos Mendes declarou sua pré-candidatura ao Governo da Bahia pelo PSOL. Na oportunidade, o pré-candidato mostrou que veio com uma forte denúncia sobre esquema de fraude na fiscalização de trânsito na Bahia, onde milhões de motoristas e donos de automóveis vêm sendo lesados.

De acordo com Mendes, a fraude aplica multas, apreensões de veículos e suspende o direito de dirigir do cidadão de forma indevida. Bafômetro e radares devem ser aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) anualmente, mas grande parte destes equipamentos estão com validade vencida, o que os torna inválidos para continuar a aplicar infrações. “Muitos baianos estão perdendo o direito de dirigir e sendo aplicados multas caras indevidamente. Em vez de ser uma medida educativa, como se propõe, a fiscalização de trânsito das cidades se tornou uma forma de arrecadação criminosa para o município e para o estado”, declarou Mendes.

O pré-candidato ainda garantiu que até o final do mês, irá mover uma ação popular no Ministério Público com as informações completas de cada aparelho de Salvador. Além disso, Mendes garantiu que sua equipe irá verificar se a informação de validade que vem na multa confere com as datas disponibilizadas no site da INMETRO. “Já verificamos algumas e vimos que as datas não conferem, o que dá ao cidadão a impressão de que as multas estão sendo aplicadas legalmente, o que não é verdade”, relatou o pré-candidato.

Também é bom destacar que desde 2010, durante os debates ao Governo da Bahia, Marcos Mendes enfrentava Geddel e cobrava explicações sobre desvios de verba pública que envolviam o político, o que mais uma vez foi confirmado recentemente com as operações da Polícia Federal. “Essa sua conduta (Geddel) sempre foi rotineira e, felizmente, tive a oportunidade de alertar o povo baiano no debate ao Governo do Estado no ano de 2010”, relatou Mendes em sua página no Facebook. Veja o vídeo do debate de 2010. (Bahia em Dia)