Mulher é presa em Ipiaú acusada de envolvimento em fraudes no SUS em Porto Seguro

A Polícia Militar de Ipiaú prendeu, na tarde desta quinta-feira (31), Maria Helena Oliveira Ferreira Santos, de 55 anos, acusada de envolvimento em fraudes no Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Porto Seguro. Ela foi localizada em uma residência na rua Manoel Mendes de Andrade, no centro de Ipiaú, e foi presa durante cumprimento de mandado expedido pelo Tribunal Regional Federal da Primeira Região – Subseção Judiciária de Eunápolis. A mulher foi apresentada na delegacia de Ipiaú, onde está à disposição da Justiça.

Em 2019, o Ministério Público Federal (MPF) em Eunápolis ofereceu denúncia à Justiça Federal contra Maria Helena e mais 11 pessoas envolvidas em um esquema de contratação de servidores “fantasmas” para a prefeitura de Porto Seguro (RELEMBRE O CASO).

Na denúncia, o MPF pediu a condenação de Maria Helena – ex-gerente de Recursos Humanos, além do ex-prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal Andrade Borges, e do ex-secretário de Saúde de Porto Seguro, Eudes Piau de Faria, por apropriação de verbas públicas federais (pena de dois a doze anos de reclusão) de forma continuada e formação de quadrilha ou bando (reclusão de um a três anos). Outras nove pessoas respondem a ação penal por participação no esquema que resultou em um prejuízo de cerca de 849 mil reais aos cofres públicos.

(Bahia em Dia)