PF cumpre mandados na Bahia e outros estados por compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste

A Polícia Federal deflagrou uma operação, nesta terça-feira (26), para investigar possíveis desvios na compra de ventiladores pulmonares pelo Consórcio de Governadores do Nordeste para combate à pandemia da covid-19. A operação que recebeu o nome de Cianose, mira possíveis irregularidades na aquisição de 300 respiradores, no valor de cerca de R$ 45 milhões. Além da Bahia, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. 

De acordo com o G1, um dos alvos de busca e apreensão foi Bruno Dauster, ex-secretário da Casa Civil do governador da Bahia Rui Costa (PT), que atuou no negócio. O governador é um dos investigados, mas não foi alvo de mandados na ação desta terça. Além de Dauster, os investigadores cumprem outros mandados de busca e apreensão contra empresários, laranjas e lobistas envolvidos no suposto esquema.

Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão. Os investigados podem responder pelos crimes de estelionato em detrimento de entidade pública, dispensa de licitação sem observância das formalidades legais e lavagem de dinheiro.

Siga o Bahia em Dia nas redes sociais 

Instagram: https://www.instagram.com/bahia_em_dia/