Planalto: PRF prende motorista por crime ambiental e apreende aves silvestres na BR-116

Na manhã desta sexta-feira (11), policiais rodoviários federais faziam fiscalização ostensiva na altura do quilômetro 789 da BR-116, trecho do município de Planalto, quando abordaram um veículo Honda/HR-V.

Durante a abordagem foram solicitados os documentos do condutor e do veículo. Em seguida, os agentes realizaram os procedimentos de fiscalização e após uma revista minuciosa no automóvel encontraram 05 aves silvestres da espécie trinca-ferro aprisionadas em duas gaiolas.

Dada às circunstâncias e após entrevista o motorista assumiu a responsabilidade e disse não possuir autorização do órgão ambiental para criação dos animais. Informou ainda que foi comprou os trinca-ferro na cidade mineira de Almenara e que pretendia presentear os amigos.

Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o infrator de 47 anos, responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98. Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do CETAS em Vitória da Conquista, onde ocorrerá a triagem e os primeiros cuidados para depois devolvê-los a natureza.