Prefeitos do CIMURC se reúnem e discutem melhorias para o Consórcio

Prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal do Médio Rio das Contas-CIMURC, estiveram reunidos em Jequié, cidade sede do colegiado, na última terça-feira (04), debatendo a situação da entidade e a tentativa de reorganização que vem sendo colocada em prática. O presidente do Consórcio, prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, disse ter encontrado o patrimônio físico e de pessoal do CIMURC totalmente desestruturado,  com o sucateamento da patrulha mecânica, doada ao pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), após a extinção do  Derba. “Além de sucateados, existem equipamentos em várias cidades da região, em outros estados e até com paradeiro ignorado, o que caberá uma ação judicial para resguardar a atual gestão e proteger o patrimônio do consórcio.”, antecipou o presidente.
Ficou acertado entre os prefeitos presentes que as despesas previstas para reestruturação da patrulha chegam a mais de R$ 100 mil, sendo que não existem recursos em caixa para a devida recuperação da frota e, para complicar ainda mais, a única conta bancária da entidade encontra-se desativada. A reunião contou com as participações do ex-prefeito de Lafaiete Coutinho, Zenildo Brandão (Zé Cocá), coordenador dos Consórcios do Estado da Bahia, e dos prefeitos de Ipiaú, Ibirataia, Itagi, Itagibá, Aiquara, Jitaúna, Apuarema, Gongogi, Barra do Rocha, Dário Meira, Itamari e, representantes de outras prefeituras num total de 16 que fazem parte do consórcio.
Foi aprovada por unanimidade, a proposta de rateio das despesas entre as prefeituras consorciadas, em débito automático, para manutenção das despesas correntes da entidade, após a abertura de uma nova conta bancária. Foi também apresentado e aprovada o novo Conselho Administrativo da entidade formado pelo presidente, Sérgio da Gameleira; primeiro vice-presidente, Raival Pinheiro, prefeito de Apuarema; segundo vice-prefeito, Patrick Lopes, prefeito de Jitaúna; secretária, Pallomma Uzeda, prefeita de Itamari e secretária executiva, Junecassia Rocha Lobo. Ao final, ficou definido que as próximas reuniões ocorrerão sempre as primeiras sextas-feiras de cada mês, em locais previamente informados pelas prefeituras consorciadas