Pres. Tancredo Neves: Moradora da zona rural perde casal de gêmeos devido às péssimas condições da estrada

Um casal de gêmeos morreu na madrugada da última quinta-feira (21), logo após nascerem em casa, na região do Alto da Prata, zona rural de Presidente Tancredo Neves.

Segundo informações de moradores, a gestante Ana Paula de Jesus, de 33 anos, deu a luz por volta de meia noite, porém os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), chegaram ao local as 4h da manhã, duas horas depois dos óbitos dos recém-nascidos.

”Em consequência dessas estradas aqui, minha tia essa semana perdeu duas crianças, ela sentiu dor às 12h da noite, quando teve as crianças. Gente aqui tem carro, mas como é que saía daqui com essas estradas? Não tinha como. A gente ligou para o SAMU, que veio, só que não subiu a ladeira, voltou, ai a gente ligou para meu sogro, ele foi lá no hospital e conversou com o pessoal, foi que vieram com o carro traçado. A hora que minha tia foi levada ao hospital foi quatro horas da manhã”, disse uma familiar identificada por Cátia Sousa. O estado de saúde de Ana Paula é considerado grave.

Segundo a família, a unidade do SAMU não chegou ao local para prestar socorro devido as péssimas condições da estrada, mas a prefeitura contesta a informação. As informações são do blog Mídia Bahia.

Em nota, a direção do Hospital e Maternidade Luiz Eduardo Magalhães se pronunciou sobre o ocorrido. Veja na íntegra o comunicado.

A direção do Hospital tomou conhecimento que a ambulância do SAMU havia saído para atender uma ocorrência a uma mulher gestante na região do Alto da Prata, por volta de 1 hora da madrugada, prontamente os profissionais do Hospital ficaram preparados para qualquer eventualidade que necessitasse de urgência. Hora depois, o SAMU retornou a base que fica no Hospital, informando que não havia localizado a pessoa que tinha pedido o socorro, haja vista, que a base tinha informado que ficaria uma pessoa esperando na estrada aguardado a chegada da ambulância e isso não aconteceu. Todos entenderam que se tratava de um trote.

Horas depois, por volta das 3 horas da madrugada, um senhor chegou a Unidade Hospitalar para pedir ajuda sobre o referido caso, informando que o local era na região dos Macacos e não no Alto da Prata como tinham comunicado na ocorrência. A equipe foi ainda informada que para chegar até a residência da mulher de nome A. P. J, 33 anos, havia uma ladeira com declive e que por conta da chuva a ambulância do SAMU não chegaria até a casa da mesma.

Mais uma vez, a equipe de plantão buscou nova alternativa, solicitando que a L200 da saúde fosse levar os profissionais para prestar o socorro, e que a ambulância do SAMU fosse junto e aguardasse próximo a ladeira até a volta da L200. Além dos profissionais do SAMU foram juntos profissionais do Hospital, uma vez que a urgência e emergência cabe ao SAMU, mas todo apoio é válido quando se trata em salvar vidas.

Chegando ao local, a equipe de profissionais constaram que a mulher já havia tido o parto prematuro e que se tratava de um casal de gêmeos. Os bebês tinham 5 meses e a mãe não tinha realizado nenhum pré-natal e não sabia que se tratava de uma gravidez de gêmeos. Ressaltando que todos os procedimentos de urgência e emergência foram feitos e a mulher socorrida foi encaminhada até o Hospital de Base em Santo Antônio de Jesus.

A direção do Hospital e maternidade Luiz Eduardo Magalhães em nenhum momento mediu esforços para socorrer a vítima e encontra-se a disposição para qualquer esclarecimento, tanto para a comunidade, como também para os veículos de comunicação.

Siga o Bahia em Dia nas redes sociais 

Instagram: https://www.instagram.com/bahia_em_dia/