Vídeo: Alegando estar de folga, PM fardada e armada se recusa a intervir em ação em SP; Polícia apura omissão

A Polícia Militar do Estado de São Paulo apura uma denúncia de crime de omissão de uma policial de folga que presenciou uma ameaça armada contra um adolescente no último domingo (12), e não interveio na ação. O caso aconteceu em frente à estação Carandiru do Metrô, na zona norte de São Paulo. Adolescente estava sendo acusado de roubos.

Toda a cena foi registrada em vídeo por um repórter fotográfico, e o caso foi revelado pela Ponte Jornalismo na segunda-feira (13). As imagens mostram uma policial militar fardada e armada em frente à estação, com os braços cruzados. Ela presencia as ameaças, mas se nega a intervir e chega a chutar o adolescente ameaçado.

O fotógrafo que gravou as imagens então aborda a policial e questiona por que ela não agiu. “Porque eu estou de folga, o procedimento é ligar 190 e pedir viatura”, respondeu a PM.

Em nota, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) afirma que a Polícia Militar identificou a agente que aparece nas imagens. Segundo a pasta, a policial militar vai responder ação criminal e disciplinar “pela conduta omissa registrada pelas imagens, considerada grave uma vez que não condiz com as expectativas da sociedade e muito menos com as responsabilidades do profissional de segurança pública, que deve agir prontamente sempre que presenciar um crime, estando ou não em serviço”.

O homem que aparece armado ameaçando o adolescente, conforme a SSP, se trata de um investigador de polícia. A pasta ainda informou que a Corregedoria foi acionada e apura o caso. Já a mulher que protegia o adolescente foi identificada como esposa do próprio investigador. Veja vídeo baixo.

Siga o Bahia em Dia nas redes sociais 

Instagram: https://www.instagram.com/bahia_em_dia/

Facebook: https://www.facebook.com/bahiaemdia/

Bahia em Dia