Terça, 22 de Abril de 2025 03:48
(73) 9 9808-0765
Bahia Manifestação

Moradores de Colônia de Una organizam manifestação para reivindicar retomada de obras da BA-676

O protesto está previsto para o próximo dia 26 de março com ponto de concentração defronte a Associação Desportista de Una (ADU)

19/03/2025 15h08 Atualizada há 1 mês
Por: Bahia em Dia Fonte: Repórter Mateus Oliver
Moradores de Colônia de Una organizam manifestação para reivindicar retomada de obras da BA-676

Moradores do distrito de Colônia, no município de Una, no sul da Bahia, estão organizando uma manifestação popular para o próximo dia 26 de março em protesto pela retomada das obras de asfaltamento na infraestrutura da BA-676, trecho que interliga o município de Una à cidade de Arataca.

Com cartazes, fotos e apoio de alguns veículos de comunicação da região, os manifestantes cobrarão a pavimentação asfáltica da rodovia até o distrito de Colônia.

Em 2024, enquanto o município estava em período eleitoral, o governador da Bahia esteve na cidade para declarar seu apoio ao atual gestor e assinou a ordem de serviço para a pavimentação, anunciando que inauguraria o trecho em 90 dias, porém com previsibilidade de conclusão em 06 meses.

Porém, ao passar o período eleitoral a empresa licitada para fazer o serviço paralisou a obra alegando falta de licenciamento dos órgãos ambientais, problema este que se estende até os dias atuais.

Nesta terça-feira (19), o prefeito Rogério Borges (PP) durante cumprimento de agenda em Brasília gravou um vídeo ao lado do deputado federal Mário Negromonte Jr em que o parlamentar afirmou ter oficializado ao IBAMA (Órgão Federal) para que conceda a licença e deixe livre a parte do INEMA (órgão estadual); que pode tornar o caso mais propício de uma resolução.

O asfaltamento do trecho inicial da BA-676 é uma das grandes demandas da região e quando finalizada, a obra da BA-676 vai ligar Una à Arataca, nas margens da BR-101, logo ao norte de Camacã, ressaltando que o litoral baiano é o mais extenso de todo o Brasil, porém faltam investimentos direcionados para o setor.

Por causa das más condições da estrada, ônibus do transporte público e escolar enfrentam problemas ao circular na região. Ambulâncias e motoristas de transporte alternativo algumas vezes até evitam entrar na localidade devido aos buracos, segundo os moradores. Eles cobram uma solução urgente do poder público e afirmam que esta não é a primeira vez que realizam protestos por falta de manutenção da rodovia.

Em Janeiro, a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) informou que a obra de pavimentação que compreende uma extensão de 7, 69 km estaria passando por estudos complementares para atender ao auto de infração do ICMBIO; nesta quarta-feira (19) o repórter Mateus Oliver tentou contato com o órgão, porém não obtivemos retorno.

Com um investimento previsto de R$ 11,4 milhões, a obra de infraestrutura beneficiará, aproximadamente, 22 mil habitantes, promovendo o desenvolvimento regional e facilitando o acesso e o escoamento da produção local.

O protesto está previsto para iniciar às 06:00 horas da manhã com ponto de concentração defronte a Associação Desportista de Una (ADU) e ainda não tem definição de onde vão se concentrar os manifestantes.

Receba diariamente as principais notícias! Siga a Rede Bahia em Dia no Whatsaap / Instagram / Facebook  / Twitter (X) / YouTube / Rádio Web

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.