Terça, 22 de Abril de 2025 04:00
(73) 9 9808-0765
Bahia Bahia

Suspensão de obra em trecho da FIOL causa demissão em massa no sul da Bahia

Mais de 300 trabalhadores de municípios como Itabuna, Ilhéus, Uruçuca, Ubatã, Ubaitaba, Aurelino Leal e Gandu

03/04/2025 15h24 Atualizada há 2 semanas
Por: Bahia em Dia Fonte: Pimenta Blog
Suspensão de obra em trecho da FIOL causa demissão em massa no sul da Bahia

A suspensão da obra do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), pela Bahia Mineração (Bamin), gerou a demissão de mais de 300 trabalhadores de municípios como Itabuna, Ilhéus, Uruçuca, Ubatã, Ubaitaba, Aurelino Leal e Gandu, no sul da Bahia. Os desligamentos foram iniciados na última terça-feira (1º) e devem ser concluídos na próxima semana.

Responsável pela obra, a Bahia Mineração (Bamin) confirmou dificuldades para assegurar o andamento da construção do trecho da ferrovia que ligará Ilhéus à Caetité, no oeste do estado. Informou, por meio de nota, que o Grupo ERG, responsável pela companhia, “permanece em busca de investidores que possam apoiar a implantação desta ação”.

Os investimentos da Bahia Mineração foram descontinuados depois de a empresa ter aplicado R$ 784 milhões no trecho da ferrovia. Em dificuldades financeiras, a Bamin e o Projeto Integrado (Mina, Ferrovia e Porto) estão à venda pela Eurasian Resources Group (ERG), grupo que controla a empresa. 

APURAÇÃO DA ANTT

Por meio de nota, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que acompanha de perto a evolução da execução físico-financeira do projeto, bem como o cumprimento das obrigações contratuais. Disse que em fevereiro deste ano notificou a concessionária sobre o desempenho abaixo do esperado no andamento das obras e que abrirá procedimento preliminar para apurar possível descumprimento contratual.

A ANTT explicou que, de acordo com o último acompanhamento do plano de investimentos, a Bamin concluiu a obra correspondente à Passagem Inferior na BA-262, localizada no km 1483+46, referente ao Lote 01F.

ANDAMENTO DO TRECHO II

A suspensão da obra no trecho Ilhéus-Caetité não deve comprometer, neste primeiro momento, o cronograma do restante de ferrovia. Em junho do ano passado, o Ministério dos Transportes emitiu ordem de serviço para conclusão do trecho II, que ligará Caetité a Barreiras.

Os investimentos são de R$ 365,2 milhões neste trecho. A empresa responsável pela obra é a Infra S.A, que informou que o trecho sob sua responsabilidade encontra-se com 69,9% de execução, com previsão de chegar a 100% de execução em 2027.

De acordo com o projeto do governo federal, a ferrovia terá cerca de 1.527 km de extensão e ligará o futuro Porto Sul, em Ilhéus, a Figueirópolis, em Tocantins, fazendo a conexão com a Ferrovia Norte-Sul. Mas esse sonho parece cada vez mais longe da realidade.

Receba diariamente as principais notícias! Siga a Rede Bahia em Dia no Whatsaap / Instagram / Facebook  / Twitter (X) / YouTube / Rádio Web

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.