Sexta, 14 de Junho de 2024
(73) 9 9808-0765
Brasil Brasil

Governo Lula muda classificação de gênero para operar pênis e vagina no SUS

Governo busca garantir que pessoas do sexo masculino tenham acesso a procedimentos outrora destinados ao sexo feminino e vice-versa

21/05/2024 06h43 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação
Governo Lula muda classificação de gênero para operar pênis e vagina no SUS

Em portaria publicada pelo Ministério da Saúde, 269 procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tiveram a classificação de gênero alterada. Com a mudança, exames e cirurgias realizadas na vagina estarão disponíveis para pessoas do sexo masculino, pois essas operações passaram a adotar a terminologia "para ambos os sexos". Outro exemplo é que exames e cirurgias no pênis também poderão ser feitos em pessoas do sexo feminino.

Segundo o Governo Lula, a portaria que mudou a classificação da "Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS" tem o objetivo de facilitar o acesso de pessoas trans ao sistema público de saúde. Na nova classificação, também estão incluídos a pesquisa de espermatozoides, ultrassonografia de próstata, partos e curetagem pós-abortamento.

A medida, conforme o Ministério da Saúde, está de acordo com uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), concedida em uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) ajuizada pelo PT em 2021, que questionava as políticas públicas adotadas pelo Governo Federal em relação à população transgênero.

Na ação, a legenda atestava que pessoas trans que mudaram de nome após a transição de sexo sofriam dificuldades para ter acesso a exames e consultas correspondentes ao seu sexo biológico. Agora, com a alteração, esses procedimentos podem ser realizados independentemente do gênero apresentado na documentação do paciente.

Outros procedimentos incluídos são: tratamento hormonal preparatório para cirurgia de redesignação sexual; inserção e retirada de dispositivo intrauterino (DIU); laqueadura; quimioterapia de ovário, próstata e testículos, entre outros.

Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Siga o canal  Rede Bahia em Dia

 
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.