Sexta, 14 de Junho de 2024
(73) 9 9808-0765
Educação Educação - Política

Jerônimo se isenta e culpa municípios após IBGE apontar a Bahia como o estado com maior número de analfabetos no Brasil

Atual governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues é professor e ex-secretário estadual de Educação na gestão de Rui Costa

21/05/2024 09h49 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Fonte: Bahia em Dia
Jerônimo se isenta e culpa municípios após IBGE apontar a Bahia como o estado com maior número de analfabetos no Brasil

Questionado pela imprensa sobre o alto índice de analbatismo na Bahia, na manhã desta segunda-feira (20), o governador do estado Jerônimo Rodrigues (PT) se isentou e responsabilizou os municípios pelo resultado. Vale destacar que Jerônimo é professor e ex-secretário estadual de Educação na gestão de Rui Costa.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na última sexta-feira (17), na Bahia existe 1,4 milhão de pessoas que não sabem ler e nem escrever no estado - o que representa o estado brasileiro com o maior número de não alfabetizados.

.“No que diz respeito ao analfabetismo, eu quero dizer, novamente, como a gente sempre fala sobre a saúde, quem alfabetiza são os municípios. É do município que começa a creche, o infantil, o Fundamental I, o Fundamental II. Então, a gente vai ficar de cá aguardando os estudantes chegarem no nível Médio”, declarou o governador.

Apesar de ainda ocupar a primeira posição no número de analfabetos, o estado teve uma queda de quase 18% neste volume e tem agora o menor índice (o que leva em consideração a proporção da população) de analfabetismo da região nordeste.

“Eu fiquei, naturalmente, como gestor, contente, porque nós continuamos avançando, sendo o estado do Nordeste que mais evoluiu no sentido de tirar as pessoas da condição de analfabetismo. Mas, enquanto gestor educador, eu sei da minha responsabilidade e sei que temos muito o que fazer”, acrescentou o petista. 

Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Siga o canal  Rede Bahia em Dia

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.