O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), acaba de sofrer mais um abalo político no tabuleiro baiano. Em Teixeira de Freitas, maior cidade do extremo sul do estado, o prefeito Dr. Marcelo, também do União Brasil, rompeu com Neto e já declarou apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT).
A movimentação escancarou o isolamento político de ACM Neto na região. Sem alternativas de peso, ele teve que recorrer ao ex-candidato Coronel França (PL) — que, nas eleições municipais, ficou em quarto lugar com pouco mais de 3.800 votos, um desempenho modesto diante dos mais de 51 mil votos de Dr. Marcelo, que garantiram a reeleição do atual gestor com folga.
A troca de aliados é sintomática do momento vivido por ACM Neto: sai um prefeito em alta, entra um ex-candidato sem capital eleitoral consolidado. Na balança política, Neto amarga um déficit expressivo justamente na principal cidade do extremo sul, onde já foi bem votado no passado, mas hoje tenta, sem muito brilho, reconstruir pontes com lideranças locais.
O movimento de Dr. Marcelo também é visto como mais um avanço silencioso de Jerônimo Rodrigues no interior, costurando apoios em cima dos escombros da antiga hegemonia do carlismo. E ACM Neto? Vai colecionando baixas — e ficando sem palanque.
Receba diariamente as principais notícias! Siga a Rede Bahia em Dia no Whatsaap / Instagram / Facebook / Twitter (X) / YouTube / Rádio Web