Subiu para 121 o número de mortes por dengue na Bahia em 2024, de acordo com dados consultados no painel de monitoramento da Secretaria de Saúde (Sesab), que fez a última atualização nesta segunda-feira (05). O óbito mais recente foi registrado em Caetité, no sudoeste do estado. É a terceira morte causada pela doença na cidade em 2024.
O número de municípios em epidemia, por sua vez, caiu em relação à última semana, de 41 para 38. O número desta semana é resultado da saída de 13 cidades e entrada de outras dez em situação epidêmica.
Deixaram a lista os municípios de América Dourada, Angical, Caculé, Encruzilhada, Gandu, Jaguaquara, Piatã, Poções, Ponto Novo, Rio de Contas, Santa Rita de Cássia, Tanhaçu e Wanderley. Enquanto isso, decretaram epidemia Araci, Barra do Choça, Camaçari, Coaraci, Glória, Guanambi, Itapetinga, São José da Vitória, Serrolândia e Tucano.
Entre os municípios em epidemia, Vitória da Conquista continua se destacando em número de óbitos, com 24 ocorrências. Feira de Santana (7), Encruzilhada (5), Jacaraci (5) e Juazeiro (4) completam as cinco cidades com mais mortes entre as que decretaram estado epidêmico. Em Salvador, capital do estado, não há óbitos registrados por dengue.
Atualmente, a Bahia tem 5.288 casos graves e 229.257 casos prováveis da doença. Entre os prováveis, 56,29% são mulheres e 58,87% são pessoas pardas. A faixa etária mais afetada são jovens de 20 a 29 anos.
Receba diariamente as principais notícias! Siga a Rede Bahia em Dia no Whatsaap / Instagram / Facebook / Twitter (X) / YouTube / Rádio Web