Terminou na última quinta-feira (15) o prazo para que os postulantes a prefeito, vice-prefeito e vereador fizessem o registro de candidatura na Justiça Eleitoral. Agora, a partir desta sexta-feira (16), está autorizado o início da campanha eleitoral — com os candidatos podendo ir às ruas pedir o voto do eleitorado. Em Ibirataia, há três nomes na disputa pela Prefeitura Municipal e outros 112 tentando uma das cadeiras na Câmara de Vereadores.
Para o Executivo, os três candidatos a prefeito e vice-prefeito de Ibirataia, em ordem alfabética, são:
— Elisio do Coal (PL - 22), o empresário vai para o pleito com Yalu Tinoco como candidato a vice-prefeito. Eles encabeçam a coligação “Renovação e Progresso”, que conta também com o Republicanos.
— Juca Muniz (Avante - 70), que já foi vereador por um mandato e é atual vice-prefeito, concorre pela primeira vez ao cargo de prefeito. Ele terá como vice o ex-secretário de Saúde Alex Miranda, do União Brasil. Eles encabeçam a coligação “União da Esperança”, que conta também com o PDT, DC, da federação PSDB/Cidadania e da federação Psol/Rede.
— Sandro Futuca (MDB - 15), que também concorre pela primeira vez ao cargo de prefeito, mas acumula muitos anos de experiência na vida pública — já atuou como secretário em Ibirataia e recentemente como diretor-presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb). O ex-vereador Caio Pina (PSB) será o seu candidato a vice. Na chapa “O Melhor Para Ibirataia”, eles têm o apoio do PSD, AGIR, Solidariedade, Podemos e da federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV).
Houve uma redução no número de concorrentes a vereador em Ibirataia se comparado com a última eleição municipal. Em 2020, 130 pessoas colocaram o seu nome para apreciação do eleitorado. Quatro anos depois, o número de postulantes ao Legislativo caiu para 112 — mas, ainda assim, a disputa pela 11 cadeiras da Câmara Municipal será bastante acirrada.
Mesmo que a eleição só aconteça no dia 6 de outubro, já é possível determinar que Ibirataia contará com ao menos um novo vereador a partir de 2025. Isso porque o vereador Key da Fanfarra decidiu não concorrer a reeleição neste pleito para apoiar o seu irmão Zinho da Saúde (Republicanos). Por outro lado, os outros 11 atuais parlamentares vão tentar a reeleição.
Para conferir a lista com todos os concorrentes a prefeito, vice-prefeito e vereador, basta clicar aqui e acessar o portal de divulgação de candidaturas e contas eleitorais.
Receba diariamente as principais notícias! Siga a Rede Bahia em Dia no Whatsaap / Instagram / Facebook / Twitter (X) / YouTube / Rádio Web