O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condecorou 22 personalidades e 10 entidades com a medalha de mérito Oswaldo Cruz, honraria tradicionalmente concedida para pessoas que contribuíram de forma notável e relevante com a saúde e o bem-estar dos brasileiros.
Entre os nomes dos que receberam a condecoração estão a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, esposa do presidente da República, a apresentadora Xuxa Meneguel, a ex-ginasta Daiane dos Santos e a empresária Luiza Trajano, dona da Magazine Luiza. A concessão das medalhas foi publicada na edição desta quarta-feira (4) do Diário Oficial da União.
Xuxa e Daiane são embaixadoras do Movimento Nacional pela Vacinação do Ministério da Saúde, o que justificaria a medalha. No Diário Oficial, no entanto, não há qualquer explicação para a concessão da honraria à Janja e Luiza Trajano.
De acordo com o decreto que regulamenta a concessão da medalha Oswaldo Cruz, deve haver a indicação de quais seriam os serviços prestados à saúde que justificariam a homenagem.
Também foram condecorados por Lula representantes do Instituto Butantan, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Receba diariamente as principais notícias! Siga a Rede Bahia em Dia no Whatsaap / Instagram / Facebook / Twitter (X) / YouTube / Rádio Web