Sexta, 04 de Outubro de 2024
(73) 9 9808-0765
Política Política - Justiça

Filha da prefeita de Ipiaú, Flávia Mendonça é acusada de corrupção e lavagem de dinheiro

Maria das Graças sai em defesa da filha e advogado diz que não teve acesso ainda ao processo

26/09/2024 08h11 Atualizada há 6 dias
Por: Bahia em Dia Fonte: BNews
Filha da prefeita de Ipiaú, Flávia Mendonça é acusada de corrupção e lavagem de dinheiro

O Ministério Público da Bahia, através do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), denunciou Flávia Mendonça, filha da prefeita de Ipiaú, Maria das Graças Mendonça (PP), por participação em um esquema criminoso que teria desviado R$ 20 milhões através de fraudes em contratos e licitações com o município. A denúncia protocolada no fim de agosto pelo órgão e foi aceita pela Justiça neste mês, por meio da Vara Criminal da Comarca de Ipiaú. 

Além dela, 14 pessoas foram denunciadas no esquema criminoso. Documentos obtidos pelo BNews apontam que Flávia Mendonça, apesar de não ter cargo no município de Ipiaú, atuava como uma espécie de intermediadora entre empresas e o setor de licitações do município.

O Gaeco lista orçamentos de cotação para um processo licitatório que foram encaminhados para um e-mail que seria de Flávia. A denúncia traz um print de uma conversa no aplicativo de mensagens WhatsApp de um número atribuído a Mendonça, na qual ela cobra repasses de valores oriundos dos pagamentos feitos pelo município de Ipiaú. Veja na imagem abaixo da matéria.

"Observa-se, portanto, que a denunciada FLAVIA transita com muita verticalidade entre os núcleos públicos e privados. Todas as provas apontam que, apesar de não ter nenhum cargo formal na Prefeitura de Ipiaú, ela faz as vezes de prefeita", diz o MP na denúncia. 

O Gaeco também recebeu um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), que monitora e analisa informações financeiras para combater atividades ilícitas, como lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e corrupção. Na denúncia, o grupo aponta que a movimentação financeira da Mendonça Patrimonial, empresa da qual Flávia é sócia e administradora, teria sido usada para cometimento do crime de lavagem de dinheiro. 

"A movimentação financeira observada no período analisado é incompatível com o seu faturamento anual declarado, indicando possível tentativa de sonegação fiscal. (...) Não foram encontrados fundamentos econômicos ou legais para a movimentação financeira, podendo configurar a existência de indícios do crime de lavagem de dinheiro", aponta o COAF ao MP.

A denúncia foi recebida pela Justiça, que determinou medidas cautelares contra o grupo criminoso. A decisão, assinada pela juíza Leandra Leal Lopes, impôs bloqueio de bens de Flávia e os outros 14 denunciados, além de proibir o acesso dela a qualquer unidade da prefeitura de Ipiaú e a comunicação com "agentes públicos e privados envolvidos no esquema (exceto os que tenham relação familiar)". 

O processo está em fase de instrução e corre em segredo de Justiça. No pedido feito à Justiça, o MP-BA cobra que os investigados sejam obrigados desembolsar R$ 20.837.021,71, valor contabilizado do dano aos cofres públicos a ser pago em danos materiais e morais.

Prefeita Maria sai em defesa da filha

Pelas redes sociais, prefeita Maria das Graças (PP) se posicionou sobre as denúncias. “Na manhã desta quarta-feira, mais uma vez fomos surpreendidos com diversas notícias infundadas divulgadas, na tentativa de manchar a imagem da minha gestão. Novamente recebo ataques, e dessa vez estão atacando a minha filha", disparou ela através de um vídeo.

A prefeita ainda ressaltou que a situação é uma a tentativa de manchar sua reputação. "Nossa família construiu um legado de muito trabalho, com honestidade, e abnegação e graças a Deus, isso é reconhecido por todos."

Maria das Graças concluiu reafirmando seu compromisso com os valores que pautaram sua administração desde o início: "E tenham certeza que a minha missão como prefeita em Ipiaú terminará assim como foi no começo: com uma gestão de Responsabilidade, Transparência e Honestidade.”

Pronuciamento da defesa de Flávia Mendonça

A defesa de Flávia Mendonça se pronunciou após ser procurada pela reportagem do BNEWS. O advogado Rafael Santana informou que sua cliente ainda não havia sido notificada e que sua manifestação só vai acontecer após tomar conhecimento do teor das acusações. “Não tivemos acesso ainda ao processo, que é sigiloso. Flávia não foi notificada ainda da denúncia”, respondeu.

A denúncia traz um print de uma conversa no aplicativo de mensagens WhatsApp de um número atribuído a Mendonça, na qual ela cobra repasses de valores oriundos dos pagamentos feitos pelo município de Ipiaú. 

Sobre estas mensagens, o advogado negou qualquer tipo de irregularidade. “Adianto-lhe que o print da conversa de WhatsApp constante da matéria - e da denúncia - não trata de qualquer pedido de vantagem indevida para Flávia”, afirmou. 

Receba diariamente as principais notícias! Siga a Rede Bahia em Dia no Whatsaap / Instagram / Facebook  / Twitter (X) / YouTube / Rádio Web

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.