O salto no valor do boi gordo promete impactar o orçamento dos brasileiros neste fim de ano e complica o cenário econômico para o Banco Central, que vem adotando medidas rigorosas para conter a inflação.
A LCA Consultores aponta que o preço da carne deve aumentar pelo menos 7,9% no último trimestre deste ano, representando a maior alta para o período desde 2020. A carne bovina se torna uma preocupação central, com frigoríficos, como a JBS, enfrentando o maior aumento nos custos do gado em quase 30 anos.
Esse cenário intensifica os desafios do Banco Central para controlar a inflação. Na última quarta-feira, a instituição elevou a taxa Selic para 11,25%, marcando o segundo aumento consecutivo. A carne bovina, parte essencial da dieta brasileira, tende a impactar o preço de outras proteínas, como a carne suína e o frango.
Esse aumento no preço é também um tema sensível para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prometeu reduzir o preço da carne, especialmente da picanha, em sua campanha eleitoral de 2022.