Terça, 03 de Dezembro de 2024 17:18
(73) 9 9808-0765
Brasil Brasil

Homem detona explosivos e morre na Praça dos Três Poderes

Momento antes, homem teria tentado invadir o prédio do STF (Supremo Tribunal Federal)

14/11/2024 08h31 Atualizada há 2 semanas
Por: Bahia em Dia
Homem detona explosivos e morre na Praça dos Três Poderes

Um homem morreu após tentar invadir o prédio do STF (Supremo Tribunal Federal) na noite de quarta-feira (13) com explosivos. Antes, ele detonou um carro com artefatos no estacionamento da Câmara dos Deputados

Segundo a polícia, o homem com explosivos se aproximou da entrada do STF por volta das 19h30min. Ao chegar perto da estátua da Justiça, ele ativou os artefatos. A explosão, ouvida dentro do prédio, ocorreu após o fim da sessão do plenário. O prédio foi evacuado.

A Polícia Federal informou que vai abrir um inquérito para apurar as explosões. Uma varredura está sendo feita nos prédios da Câmara e do STF nesta quinta-feira (14) — as atividades devem ser retomadas a partir das 12h. O Senado Federal suspendeu os trabalhos.

Francisco Wanderley Luiz era o dono do carro encontrado no Planalto após as explosões. A governadora em exercício do DF, Celina Leão, não citou o nome dele, mas confirmou em coletiva à imprensa de que o homem morto é o dono do carro. "É o nome que está circulando na imprensa", disse.

Francisco estava no Distrito Federal há quatro meses e era catarinense de Rio do Sul. Ele foi candidato a vereador em 2020 pelo PL, recebeu 98 votos e não foi eleito para o cargo. Ele trabalhou como chaveiro e camelô. À Justiça Eleitoral em 2020, o suspeito informou também ser casado e ter ensino médio incompleto. Nas redes sociais, ele se apresentava como empreendedor, investidor e desenvolvedor.

Em publicações no Facebook, horas antes das explosões, ele falou em bombas na casa de lideranças políticas. "Cuidado ao abrir gavetas, armário, estantes, depósito de matérias etc.", escreveu. "Deixaram a raposa entrar no galinheiro", disse Luiz ao postar uma suposta foto no plenário do STF.

Receba diariamente as principais notícias! Siga a Rede Bahia em Dia no Whatsaap / Instagram / Facebook  / Twitter (X) / YouTube / Rádio Web
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.