O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), descartou a possibilidade de disputar o governo da Bahia em 2026. Ele defendeu a candidatura à reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Em conversa com jornalistas durante o encontro promovido pelo PSB baiano com prefeitos eleitos e reeleitos em outubro, Rui voltou a sinalizar que deve concorrer ao Senado no próximo pleito.
“Eu estou ajudando o presidente Lula (PT) no plano nacional. Nós vamos precisar muito, e ele tem falado muitas vezes, de ternos um Senado forte. E ele vai precisar de pessoas para ajudá-lo no Senado, no ministério, e eu pretendo continuar ajudando o presidente no plano nacional”, declarou.
“Eu quero continuar ajudando ele (Lula) e ele está muito preocupado com a composição do Senado. E, portanto, é essa função que eu estou me colocando para 2026. O candidato à reeleição é Jerônimo, que tem feito um governo exitoso e rodando a Bahia toda”, acrescentou o ministro.
Sobre qual seria o espaço na chapa do senador Ângelo Coronel (PSD), que deseja ser candidato à reeleição em 2026, Rui Costa declarou que acredita “em conversa e em diálogo”. “Eu tenho uma ótima conversa com Coronel. Semana retrasada estivemos juntos conversando sobre o Orçamento e uma série de outras coisas. Não tem dificuldade com isso. Nós vamos conversar e haveremos, com certeza, de encontrar uma solução alinhando os desejos de todos”.
Na entrevista, Rui também negou estar em disputa com o senador Jaques Wagner (PT) sobre espaços na reforma administrativa de Jerônimo. “Essa suporta crise só existe nos blogs e nos sites. Eu não pedi nenhuma secretaria”, frisou. Wagner disse o mesmo durante conversas com a imprensa no encontro do PSB, comandado pela presidente do partido na Bahia, deputada federal Lídice da Mata.
As informações são do portal Política Livre que, durante esta semana, revelou que Rui deseja manter o controle da Conder e tirar a Embasa da influência de Wagner, indicando um nome da própria confiança, mirando disputar o Palácio de Ondina em 2026.
Receba diariamente as principais notícias! Siga a Rede Bahia em Dia no Whatsaap / Instagram / Facebook / Twitter (X) / YouTube / Rádio Web