Um jovem de 23 anos morreu após um deslizamento de terra em Salvador, capital do estado, na manhã desta quarta-feira (27). Outras quatro vítimas ficaram soterradas em outro ponto de deslizamento, segundo o coronel Adson Marchesini, comandante-geral do Corpo de Bombeiros.
Os acidentes ocorreram entre os bairros de Saramandaia e Pernambués, em meio às fortes chuvas que atingem a cidade desde o fim de semana. Os bombeiros ainda não especificaram a área dos desmoronamentos, mas tratam-se de localidades próximas, na mesma região.
Com o avanço das operações de resgate, equipes da Defesa Civil de Salvador (Codesal), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outros órgãos da prefeitura e do governo da Bahia atuam no local. A vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos, informou que mantém quatro equipes de ambulancia básica e avançada no local.
A vítima que não resistiu ao deslizamento é Junior, um rapaz de 23 anos, que estava deitado na cama quando a casa desmoronou. As informações foram confirmadas por uma prima dele em entrevista ao "Bahia Meio Dia", telejornal da TV Bahia.
Em outro ponto da região, pelo menos quatro pessoas ficaram soterradas. Por volta das 12h30min, uma criança — Heitor, de 6 anos — foi retirada dos escombros pelo Corpo de Bombeiros e levada para o Hospital do Subúrbio em um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). Inicialmente, as equipes de salvamento no local prestaram os primeiros socorros a ele na casa de um vizinho. O garoto precisou ser intubado.
As outras vítimas ainda não tiveram suas identidades divulgadas. Uma delas nem foi localizada pelos bombeiros, que ouvem apenas a voz da pessoa na área. Não há mais detalhes sobre o estado de saúde dessas pessoas.
Uma mulher, identificada como Diane, foi resgatada dos escombros e levada para o Hospital Geral do Estado. De acordo com o Samu, ela está consciente. Um adolescente de 14 anos, de prenome Paulo, ainda está soterrado. O Corpo de Bombeiros trabalha para retirá-lo dos escombros.
Receba diariamente as principais notícias! Siga a Rede Bahia em Dia no Whatsaap / Instagram / Facebook / Twitter (X) / YouTube / Rádio Web