Terça, 14 de Janeiro de 2025 05:50
(73) 9 9808-0765
Política Política

Governador Jerônimo passa pano e declara confiar na BYD sobre denúncias de más condições de trabalho na construção da empresa chinesa

Declaração ocorreu durante visita técnica às obras de construção da montadora de veículos elétricos

03/12/2024 08h31 Atualizada há 1 mês
Por: Bahia em Dia Fonte: Bahia em Dia
Governador Jerônimo passa pano e declara confiar na BYD sobre denúncias de más condições de trabalho na construção da empresa chinesa

Na segunda-feira (02), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), esteve participando de uma visita técnica às obras da fábrica da BYD, localizada na cidade baiana de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Na ocasião, ele passou pano e declarou que confia na empresa chinesa sobre denúncias de más condições de trabalho na construção da montadora de veículos elétricos, que estão sendo investigadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

“Eu confio na BYD. Conversamos ontem [Sábado], estão sendo tomadas atitudes sobre o que foi denunciado. Eu confio e estarei ao lado para resolver todas as pendências ou qualquer tipo de denúncia que chegue a gente", declarou Jerônimo.

O vice-presidente sênior da montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) no Brasil, Alexandre Baldy, participou da vistoria e também se pronunciou na oportunidade. “A BYD respeita as leis brasileiras, ela trabalha dentro de toda legislação municipal, estadual e federal. Sejam de relação trabalhista, relação com meio ambiente ou comercial com as empresas que prestam serviços”, afirmou.

As denúncias apontam situações como agressões físicas, ambientes insalubres e jornadas superiores a 12 horas. Ainda há registros de alojamentos aglomerados, mal iluminados e sem divisão entre homens e mulheres, além da falta de limpeza dos sanitários.

Dentre as vítimas estão trabalhadores brasileiros e mais de 470 operários chineses, país de origem de BYD, que vieram ao país para participar da construção do projeto. A construção da fábrica foi possível graças a um acordo entre o governo do estado da Bahia, liderado por Jerônimo Rodrigues (PT), com a empresa asiática.

A vinda da BYD ao Brasil foi possibilitada graças a saída do grupo chinês dos EUA. O terreno, adquirido pela empresa chinesa por R$ 287,8 milhões foi ocupado durante anos pela montadora Ford. Para a construção do projeto, a empresa contratou empresas terceirizadas para dar prosseguimento às obras.

Receba diariamente as principais notícias! Siga a Rede Bahia em Dia no Whatsaap / Instagram / Facebook  / Twitter (X) / YouTube / Rádio Web

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Camaçari
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio