Terça, 14 de Janeiro de 2025 05:33
(73) 9 9808-0765
Bahia Bahia

Bahia tem 285 mil pessoas vivendo em casas de taipa sem revestimento ou madeira reaproveitada

IBGE aponta que 2% da população baiana vivem em domicílios feitos com materiais considerados precários e que podem oferecer algum risco aos moradores

13/12/2024 14h22 Atualizada há 4 semanas
Por: Bahia em Dia Fonte: Bahia em Dia
Bahia tem 285 mil pessoas vivendo em casas de taipa sem revestimento ou madeira reaproveitada

Cerca de 285 mil pessoas no Brasil vivem em casas com paredes feitas de materiais como taipa sem revestimento ou madeira reaproveitada de tapumes, embalagens e andaimes, de acordo com dados do Censo 2022 divulgados na quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número representa 2% de toda a população baiana vivendo em domicílios feitos com materiais considerados precários e que podem oferecer algum risco aos moradores. São mais de 286.820 mil pessoas vevendo em domicílios nessa situação.

Entre eles: taipa sem revestimento (55.313 pessoas, ou 0,4%); madeira para construção (49.042 ou 0,3%); madeira aproveitada de tapume, embalagens e andaimes (8.856 ou 0,1%), e materiais como zinco, plástico, folha ou casca de vegetais (173.609 pessoas ou 1,2% dos moradores).

Segundo a Fundação João Pinheiro, instituição pública de pesquisa voltada a dados demográficos e sociais, materiais como taipa sem revestimento e madeira reaproveitada são considerados precários e caracterizam domicílios rústicos. Esses tipos de habitação oferecem desconforto e aumentam o risco de contaminação por doenças devido às suas condições.

De acordo com a instituição, paredes de taipa, feitas de barro, são estruturas inseguras e podem desabar sob chuvas intensas ou ventos fortes. Além dos riscos estruturais, essas construções também ameaçam a saúde dos moradores. A deterioração do barro cria buracos que se tornam abrigo para o barbeiro, inseto transmissor da doença de Chagas.

Receba diariamente as principais notícias! Siga a Rede Bahia em Dia no Whatsaap / Instagram / Facebook  / Twitter (X) / YouTube / Rádio Web

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio