Sexta, 14 de Junho de 2024
(73) 9 9808-0765
Bahia Região

Atlantic Nickel e Defesa Civil testam Plano de Emergência da Barragem da Mina Santa Rita

Defesa Civil e Atlantic Nickel realizam simulado para orientar moradores e testar plano de ação em caso de emergência na Mina Santa Rita

04/05/2024 21h18 Atualizada há 1 mês
Por: Redação
Atlantic Nickel e Defesa Civil testam Plano de Emergência da Barragem da Mina Santa Rita

Sirenes, interdição de rodovias e deslocamento de moradores. Tudo realizado da forma mais próxima da realidade possível! Pelo terceiro ano consecutivo, as Defesas Civis locais e estadual realizaram, em parceria com a Atlantic Nickel, o Simulado de Emergência da Barragem da Mina Santa Rita, que fica no município de Itagibá, no sul da Bahia, e produz níquel sulfetado. 

Elisabete Batista é moradora de Itapirama, comunidade de Gongogi, participou do simulado e disse que se sente tranquila após acompanhar toda a operação. “Para mim, ficou muito claro todo o cuidado, atenção e organização da empresa na realização do simulado. Não tenho receio em morar perto da barragem!”, conclui.

O simulado é uma ação programada e educativa, com o objetivo de testar o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), em cumprimento à legislação nacional para o setor. Serve para orientar moradores e empregados da Atlantic Nickel sobre as práticas corretas no caso de uma emergência, além de testar situações importantes, como a eficiência das sirenes, do sistema de alertas e monitoramento do tempo de deslocamento das pessoas até os pontos de encontro.

“Aqui o rompimento é simulado, mas o exercício é real. Precisamos aprimorar os elementos a cada ano para aprendermos cada vez mais próximos da realidade”, ressalta Osny Bomfim, da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).

Barragem Segura

“O simulado deste ano de 2024 contou com um total de mais de 70 pessoas envolvidas e foram cerca de 200 moradores evacuados; um resultado melhor do que o esperado”, explicou Wéverton Alonso, Coordenador de Barragem da Atlantic Nickel. A ação foi realizada pela Defesa Civil, com suporte de órgãos como Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e participação de moradores dos municípios de Itagibá e Gongogi.

A realização do simulado faz parte da série de requisitos cumpridos à risca pela Atlantic Nickel, que possui uma das barragens mais seguras do país. A Secretária de Assistência Social de Itagibá, Rose Bete Barreto, participou do simulado e destacou que a ação “é importante para transmitir segurança pra população do nosso município, pois temos a certeza de que tudo está sendo muito bem monitorado e, em caso de necessidade, todos saberão como agir para evitar danos maiores.”

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.