Com a vitória de Ananda Muniz Hyldig (DC) no pleito eleitoral desse ano, a Câmara Municipal de Ibirataia volta a ter representatividade feminina, após duas décadas sem uma mulher ocupando cadeira no Legislativo municipal. Doutora Ananda, como é mais conhecida, tomará posse, nesta quarta-feira - 1º de janeiro, como vereadora do município.
A posse de Doutora Ananda marca um momento simbólico para o município, destacando a luta por mais inclusão e diversidade na política local. Aos 36 anos, Ananda foi eleita com 383 votos.
A última mulher a ocupar uma cadeira na Câmara de Ibirataia foi Eliana Enfermeira, que legislou por pouco mais de um ano, entre 2003 e 2004, após o falecimento do então vereador Dilson Dias Lima, de quem ela era suplente. Desde então, a Câmara ficou sem a presença feminina.
A volta da mulher na Câmara de Ibirataia é vista como um avanço para a política local e uma inspiração para futuras candidatas. Eleitores celebram a conquista, apontando que a última eleição no município pode ser um sinal de maior inclusão e igualdade nas proximas disputas eleitorias.
Por Junior Rodrigues
Para acompanhar as novidades da coluna, siga a Rede Bahia em Dia no Whatsaap / Instagram / Facebook / Twitter (X) / YouTube / Rádio Web