Terça, 14 de Janeiro de 2025 05:34
(73) 9 9808-0765
Política Brasil

Lula veta pensão para crianças com microcefalia e revolta famílias

O veto gerou discussão sobre o suporte financeiro necessário para as famílias afetadas pelo surto do vírus da zika

10/01/2025 18h12 Atualizada há 3 dias
Por: Bahia em Dia
Lula veta pensão para crianças com microcefalia e revolta famílias

O presidente Lula (PT) vetou totalmente o projeto de lei (PL) que tinha como objetivo propor o pagamento de indenizações e pensões especiais para crianças com microcefalia e outras deficiências permanentes causadas pelo vírus da Zika.

O projeto, de autoria da senadora Mara Gabrilli (PSD), tramitou por quase dez anos no congresso e previa uma indenização de R$ 50 mil, além de uma pensão vitalícia no valor do teto do INSS, atualmente R$ 8.092,54.

O veto gerou discussão sobre o suporte financeiro necessário para as famílias afetadas pelo surto do vírus. A senadora afirmou que não medirá esforços para a derrubada do veto. 

“É estarrecedor que, após dez anos de luta e espera, essas famílias sejam silenciadas com uma simples canetada do presidente Lula. Mais triste ainda é o fato de que essas famílias nem sequer foram ouvidas pelo governo; nunca foram procuradas para que suas reais necessidades no cotidiano e no tratamento de suas crianças fossem compreendidas”, disse a senadora.

Entre 2015 e 2017, o Brasil enfrentou uma epidemia de Zika vírus, que levou ao aumento de casos de microcefalia em recém-nascidos. Estima-se que cerca de 1,6 mil famílias seriam beneficiadas com a pensão.

Vale lembrar que em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou uma MP propondo pensão vitalícia para crianças com microcefalia decorrentes do Vírus da Zika. 

Receba diariamente as principais notícias! Siga a Rede Bahia em Dia no Whatsaap / Instagram / Facebook  / Twitter (X) / YouTube / Rádio Web

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio