Sexta, 14 de Junho de 2024
(73) 9 9808-0765
Política Política

Aprovado PL de Robson Moreira que garante atendimento prioritário aos advogados em Ipiaú 

Lei valerá apenas para os profissionais que estiverem representando os interesses de seus clientes

12/05/2024 06h55 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: José Américo Castro/ASCOM–CMI
Aprovado PL de Robson Moreira que garante atendimento prioritário aos advogados em Ipiaú 

Aprovado pela Câmara Municipal de Ipiaú, Projeto de Lei de autoria do vereador e presidente da Casa Robson da Silva Moreira, em que dispõe sobre o atendimento prioritário aos advogados no exercício de representação dos interesses de seus clientes. 

O Projeto de Lei 06/2024 define que a vigoração da prerrogativa é nos limites da circuncisão do município, estando as repartições publicas, autarquias, instituições bancárias, fundações e concessionárias de serviços públicos, obrigadas a dispensar este atendimento prioritário.

Na justificativa do projeto Robson Moreira (União Brasil) considera as disposições, da Constituição Federal, que reconhecem a advocacia como atividade essencial à Justiça, e as diretrizes do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil, que estabelecem a função social do advogado.

Ele também destaca que o advogado assume a responsabilidade de defender os interesses da sociedade como um todo, especialmente dos mais vulneráveis em todas as suas formas.

“Ao exercer esse papel de serviço público é crucial que os profissionais da advocacia recebam atendimento prioritário. Eles não estão agindo em causa própria, mas sim em prol da defesa dos direitos daqueles que não tem voz suficiente para se fazerem representar”, comentou Robson Moreira.

Ainda na justificativa do Projeto de Lei, o edil informa: ”É importante ressaltar que o Supremo Tribunal Federal já se pronunciou sobre a matéria , como no Recurso Extraordinário 792.514/RS, no qual considerou ilegítimas as restrições ao atendimento dos advogados por meio de fichas de atendimento ou agendamento”.

Concluindo sua argumentação, o autor da matéria acrescenta: “Este Projeto de Lei busca fortalecer e efetivar esses princípios constitucionais, permitindo que os advogados atuem de forma mais eficiente e ágil na defesa dos interesses dos seus clientes”.

Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Siga o canal  Rede Bahia em Dia

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.